JUNINA MOLEKA participa de mais um Nacional da CONFEBRAQ e torna-se a 5ª melhor quadrilha junina do Brasil.
14/07/2025 - Por Erik Cristóvão
A Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande‑PB, uma das mais premiadas e influentes quadrilhas juninas do Brasil, participou, representando o estado da Paraíba, do renomado Concurso Nacional da CONFEBRAQ, realizado entre os dias 12 e 13 de julho de 2025, em Canaã dos Carajás, Pará. A participação simboliza sua intensa preparação e presença constante nos grandes palcos juninos do país.
A junina tornou-se representante da Paraíba neste concurso, após ganhar a etapa de Campina Grande, pela 12ª vez, e o Paraíba Junino, pela 10ª vez, onde também participou do Nordestão da Globo Nordeste, torando-se a 5ª melhor quadrilha do Nordeste.
A Moleka levou para o Pará o seu espetáculo "SOB A LUZ DO NOSSO OLHAR", uma narrativa envolvente que mesclou elementos da cultura popular nordestina com uma crítica substituição da cultura do Nordeste pelo estrangeiro. A apresentação foi marcada por figurinos exuberantes, coreografias sincronizadas e uma energia contagiante que contagiou o público presente. Sua apresentação levantou o povo paraense e todos os amantes de quadrilhas juninas presentas, sendo bastante aplaudida.
Para chegar em Canaã dos Carajás, a estrutura do grupo saiu de Campina Grande no dia 08/07, e os componentes dia 09/07, percorrendo dois dias de estrada. Dançou no dia 12/07 a noite e imediatamente retornou ao estado da Paraíba. Uma viagem muito cansativa, mais cheia de gratidão pela experiência e por levar a cultura da nossa cidade, do nosso estado e do nosso Nordeste para todos os cantos do Brasil.
Gostaríamos de agradecer, PRINCIPALMENTE, a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, através do seu secretário Pedro Santos, que tem nos últimos anos dado o devido valor a maior expressão cultural do nosso estado, as quadrilhas juninas, dando todo o suporte logístico para as representantes da Paraíba viajarem com conforto e segurança para o Nacional da CONFEBRAQ (Junina Moleka) e para o Nordestão da UNEJ (Junina Lageiro Seco). Agradecer ao nosso presidente da FEQUAJUNEPB, Genílson Félix, por estar junto conosco nesta viagem, dando todo o suporte possível. Gratidão.
O resultado saiu na manhã do dia 14/07 e a Junina Moleka ficou com a 5ª colocação, mostrando mais uma vez que por vários anos, o grupo encontra-se sempre entre as cinco melhores juninas do Brasil, mostrando a sua potência na realização de espetáculos de quadrilhas juninas.
O nosso presidente Mahatma Gandhi parabeniza a todas as juninas que participaram, especialmente a grande campeã, Quadrilha Eita Junino, do estado de Roraima, bem como nossa coirmã, Raio de Sol de PE, pelo vice campeonato.
A ida ao concurso fortalece a projeção nacional da cultura paraibana, reforçando a identidade nordestina. Apesar de não ter chegado ao pódio, a participação fortalece laços com outras quadrilhas e abre portas para futuras parcerias. Agora, é voltar para casa e fazer acontecer O MAIOR FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DO MUNDO, que acontece sob sua organização entre os dias 18 e 20 de julho de 2025, em Campina Grande, PB.
Não poderíamos deixar de agradecer as instituições públicas e privadas que apoiaram o nosso grupo para que tudo isso ocorresse nesta temporada de 2025, como a Vila Sítio São João, ASQUAJUCG, FEQUAJUNEPB, Baygon, YouTube, Unifacisa, Secretaria de Cultura de Campina Grande através do Projeto São João o Ano Inteiro (emenda do Senador Veneziano Vital) e o Edital de Fomento Biliu de Campina e o Governo do Estado da Paraíba através dos Prêmios Paraíba Junino e Espaços Culturais, da Política Nacional Aldir Blanc. Muito Obrigado!!!!
Veja nossa apresentação a partir do momento 4h:38mim da live abaixo:






