A Fábrica Junina é um empreendimento cultural do Ponto de Cultura GCPQJ Moleka 100 Vergonha, sediado em um novo espaço adquirido ao lado da sua sede social, que funciona durante todo o ano e tem como objetivo de proporcionar formação, capacitação profissional e intercâmbios de agentes culturais e a comunidade, ofertando a possibilidade de aprimoramento do seu conhecimento com o nível técnico, resultando em retornos financeiros. Também desenvolve espetáculos diversos, como o teatral: uma "Uma Estrela Armorial".
A Fábrica Junina está anexada a Sede Social do Grupo. Já realizou diversas oficinas voltadas para dança, coreografias, maquiagem, iluminação, efeitos visuais, diversidade e outras, ministradas por componentes do próprio grupo. A dimensão de tal iniciativa vai além de oficinas profissionalizantes, pois permite a aquisição de saberes, intercâmbios e abertura de oportunidades e geração de empregos, justiça, capacitação e empreendimento, encontrando espaço para expressão e protagonismo. Dessa forma, a entidade é vista como uma estratégia de desenvolvimento social, que contribui diretamente para a inclusão social, a educação e o fortalecimento da sua comunidade, promovendo a cultura como um instrumento de emancipação e transformação social.
Em 2025, foi reconhecida pela SECULT PB através do Premiação Espaços Culturais, bem como a aprovação de um projeto de Manutenção de Espaços Culturais, através do Edital Lourdes Ramalho da SECULT CG, que promoverá no segundo semestre de 2025, uma Jornada de Formações Culturais (oficinas e mini cursos) na área da cultura junina. Confira a programação.
Veja algumas ações da Fábrica Junina:
- Oficinas, Palestras e Minicursos
- Podcast
- Espetáculo de Teatro
- Intercâmbio Cultural
Podcast
Podcast


25 anos Quadrilha Moleka 100 Vergonha

O MAIOR FESTIVAL DE QUADRILHAS DO MUNDO 2025 / O DOCUMENTÁRIO

MARCADORES 01

MARC ADORES 02

































