Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo agitou Campina Grande nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025.
26/07/2025 - Por Erik Cristóvão
Em sua 3ª edição, o Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo trouxe de volta toda a força da cultura nordestina entre os dias 18 e 20 de julho de 2025 ao Quadrilhódromo do Açude Novo, em Campina Grande. Uma iniciativa do Ponto de Cultura Grupo de Cultura Popular Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, em parceria com a Vila Sítio São João e Secretaria de Cultura de Campina Grande, patrocinada pelo YouTube e realizada com incentivo cultural da Lei Rouanet. A entrada foi gratuita.
O festival reuniu quadrilhas de diversos estados, promovendo um intercâmbio cultural que resgatou estilos e tradições regionais. Representantes de Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte marcaram presença e encantaram o público com espetáculos de dança, cenário e música. Todas as juninas estavam em busca de mais de 55 mil reais em prêmios e competindo também para ver quem ganharia como como melhor casal de noivos, rainha, marcador e casamento.
O festival tem uma média de público diário de 4 a 5 mil pessoas (presencial) e em média 30 mil visualizações por dia na transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Junina Moleka.
O evento contou com medidas de acessibilidade, disponibilizando áreas exclusivas para PCDs, idosos e com difuculdade de locomoção, com o apoio de monitores. Na transmissão ao vivo, foi disponibilizado audiodescrição e intérpretes de libras.
Além da competição as quadrilhas juninas, o evento contou com uma área Fan Fest com gastronomia, artesanato e show com trios de forró e bandas.
O que aconteceu nos três dias de festival:
18 de julho (Sexta-feira)
A abertura foi marcada pela chegada das quadrilhas ao Palco do Quadrilhódromo, com celebrações rápidas e vibrantes em clima de festa. Inicialmente, tivemos a participação especial do tradicional Grupo Tropeiros da Borborema e a Quadrilha "Quadripoeira" (PB). A plateia pôde conferir a apresentação das primeiras competidoras, "Terra dos Fortes" (PB) e "Elite do Cerrado" (GO) em uma atmosfera de grande emoção. Ainda tivemos, fechando com chave de ouro, a apresentação da anfitriã, a Junina Moleka, encerrando sua temporada 2025.
Na Fan Fest tivemos a apresentação de trios de forró e Kell Silva.
19 de julho (Sábado)
O evento continuou no segundo dia com belíssimas quadrilhas, com uma competição de alto nível, com quadrilhas como “100% Ferroviário” (RN), “Flor de Lampião” (PB), “Arriba Saia” (GO), “Uai São João” (GO) e “Fogueirinha” (PB).
Na Fan Fest tivemos a apresentação de trios de forró e Nicácia Brasil.
20 de julho (Domingo)
No último dia, iniciamos com a apresentação especial do "Arraiá do Mutirão" (PB). Em seguida, a competição retomou com muita emoção e grandes espetáculos com as quadrilhas “Expressão Junina” (PB), “Sanfona Lascada” (DF), "Canarraiá” (AL), “Coração Nordestino” (RN), “Sabugo de Milho” (DF), “Origem Nordestina” (PE), “Si Bobiá a Gente Pimba” (DF) e fechando a noite e o festival, “Lumiar” (PE).
Na Fan Fest tivemos a apresentação de trios de forró, Robinho Extiga e Flávio Romero.
O festival finalizou com a apuração das notas dos oito jurados, que avaliaram Conjunto, Coreografia, Marcador, Temática, Figurino, Repertório, Casamento e Animação.
Como resultado final, tivemos como campeã a Junina Lumiar de Pernambuco (Bi Campeã), vice-campeã a Origem Nordestina de Pernambuco e em 3º lugar a Coração Nordestino do Rio Grande do Norte.
Destaques: Casal de Noivos e Casamento (Origem Nordestina - PE), Rainha e Marcador (Coração Nordestino - RN).
Confira todos os resultados detalhadamente no link: https://www.moleka.org/omaiorfestival .
O festival reforçou o papel de Campina Grande como polo cultural dentro d’O Maior São João do Mundo, famoso por sua grandiosa celebração junina em junho e julho no Parque do Povo. O projeto oficializou no Legislativo municipal a transformação do evento em competição e atração regular no calendário cultural de Campina Grande, com a aprovação do projeto de lei pela Câmara de Vereadores.
Também consolida-se como um dos eventos mais fortes da cultura junina do país, bem como a sua organização pelo Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, através do seu ponto de cultura, que a cada ano que passa se transforma em uma das entidades culturais mais estruturadas e organizadas do país, que resgata e promove a cultura das quadrilhas juninas, O Maior São João do Mundo, as Festas Juninas e a cultura popular do Brasil.
Gostaríamos de agradecer a todos e todas as pessoas que ajudaram a tudo isto acontecer, aos nossos diretores, produtores, apoios e MOLEQUEIROS que sempre estão juntos, aos fornecedores e empresas prestadoras de serviços (segurança, bombeiros civis, transmissão, acessibilidade, estrutura, sonorização, iluminação, mídia, etc., a Prefeitura de Campina Grande, através das Secretarias de Cultura, Saúde e Meio Ambiente, em especial ao secretário André Gomes. A Vila Sítio São João pelo apoio de sempre. E ao nosso patrocinador master, YOUTUBE, por acreditar no projeto e apoiá-lo incondicionalmente. Ao Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, em proporcionar mecanismos de incentivo a projetos culturais como o nosso.
É isso. Dever cumprido. Parabéns a todas as juninas participantes. Muito obrigado por estarem conosco e até o ano que vem, com o 4º MAIOR FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DO MUNDO.
Confiram as apresentações dos três dias de eventos:






